Great Teacher Onizuka | Ao novo mestre com carinho

Eikichi Onizuka nem tinha ideia do problema que tinha pela frente. “A classe 2-4 é dos estudantes problemáticos da escola”, explica a professora Azusa Fuyutsuki antes de deixá-lo na porta da sala de aula. “O antigo professor teve um colapso nervoso e o último desapareceu sem sabermos do seu paradeiro”.

Interessante sua resposta a ela: “Ninguém mais se importa com eles, não é? Já foram assim comigo”. E também o pensamento positivo após se apresentar aos alunos: “Vamos fazer desta uma grande escola!”

Não é bem assim que começa o dorama GREAT TEACHER ONIZUKA. Desculpa! Talvez eu tenha me precipitado. Então, espera aí, vamos voltar no que acontece antes da cena acima logo abaixo. Mas é importante para mostrar o desafio da série.

Pronto! Puxe uma cadeira, faça silêncio para não atrapalhar o colega do lado e comecemos a aul... digo, a Observação!

A SAGA DE UM PROFESSOR

O grande sonho de Onizuka era ser professor, mas ele começa nossa história limpando janelas. Eis que surge uma oportunidade na escola Musashi Seirin. Uma oportunidade um tanto quanto estranha, visto que, para acabar com o constrangimento de jovens, ele dá um chute no ouvido do coordenador.

Ainda assim consegue o emprego, graças a diretora que viu nele uma chance de mudar a situação da escola.

Azusa Fuyutsuki e Eikichi Onizuka
Explicado como começa? Agora posso voltar a situação apresentada na introdução.

Um fato chama bastante atenção: a própria professora da escola já ataca o caráter dos alunos antes de Onizuka entrar na sala de aula. Momentos antes, no mesmo episódio, a vemos acordar sem qualquer disposição para ir trabalhar. A seguir na história descobrimos que, apesar de professora de inglês, tem dificuldade com a língua.

MUDAR O ENSINO?

Os demais professores da escola não são diferentes. Para o coordenador todos são lixo, os alunos e também Onizuka. Este por não ser formado em uma grande faculdade. Seu desleixo com as pessoas e a preocupação única com a carreira prejudica sua vida pessoal, sendo ignorado pela esposa e pela filha.

Os mestres Kotani, Hakamada, Teshigawara e Nakamata apresentam as mesmas deficiências. E, pior ainda, eles não só tentam desencorajar o novo professor, como também busca evitar que ele consiga propor algo diferente do que eles praticam.

Onizuka vai além da posição de professor (de forma exagerada em muitos momentos, claro!) e funciona em uma categoria entre psicólogo e orientador. E fica mais fácil para ele, visto que é responsável por uma única sala de aula. Fato oposto ao que ocorre em nosso país, onde o educador se vê diante de várias.

Começa o dorama odiado por seus alunos, mas vai com seu jeito ganhando um a um. Ele para, observa, pensa, escuta, ajuda no que eles precisam. A ideia é dar continuidade, ou talvez mostrar em um tempo mais atual, ao trabalho realizado em Ao Mestre com Carinho, filme de 1967, com Sidney Poitier.

Perceba a semelhança, nesta obra o protagonista é um engenheiro desempregado que vê na escola uma oportunidade de dar a volta por cima. Herda a pior turma da escola e, assim como Onizuka, vai pouco a pouco conquistando seus alunos.

Outra obra semelhante é o sério e interessante Escritores da Liberdade, com Hilary Swank. GTO, entretanto, segue uma linha mais light e mais cômica.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

“Não serei manipulado por mentiras e palavras vazias. Nunca irei dar as costas para o que está em meu coração”.

Great Teacher Onizuka não é uma dorama genial, mas mescla muito bem cenas de ação, romance e principalmente humor. Não há uma preocupação em explicar claramente a deficiência do ensino atual, mas dá seus pitacos.

É muito bom ver um professor agir com o coração, com o objetivo de entender os alunos e se propor a mudar o ensino. Mesmo que de forma maluca.

Infelizmente, como muitas obras em que o sucesso fala mais alto, esta não soube terminar na hora certa. Além dos doze episódios normais, temos um especial e um filme. Os dois últimos reproduzem apenas seguem o modelo estabelecido de assumir uma sala de nova e transformar os alunos.

Uma das tramas principais, que é o romance entre Onizuka e Fuyutsuki acaba sem fim. Sim, eles têm uma noite de amor, mas o esperado (e anunciado!) pedido de casamento não vem e fica a sensação de uma história não concluída.
Promo da versão de 2013

Em 2013 um novo dorama homônimo foi produzido, com novos atores, mas com basicamente as mesmas situações. A obra ainda rendeu uma continuação em Taiwan em quatro episódios.

Como foi dito, GTO pode não querer debater a educação (aliás, no especial o vemos em sala de aula praticamente fazendo nada), mas gera um debate interessante a cerca do assunto.

E o que dizer da espetacular lição de moral que ele dá no Kikuchi, representante da sala 2-4:

“Você disse que a escola é apenas um ‘ensaio’ para entrar na Todai, não? Ao invés de entrar em uma boa faculdade ou encontrar um bom emprego, encontrar amigos é mais importante. (...) Escute, eu não tenho nada para aprender com você. Porque tudo que você diz está escrito em um livro. Acha divertido encher sua cabeça disso todos os dias? As pessoas tinham que apreciar mais a vida, não acha? Apreciar o presente. A vida é um álbum disso. A vida não é um ensaio. Todo o dia é a coisa real. Você deve viver o dia ao máximo. Senão, quem vai viver por você?


Sabe, quando eu estava na escola, eu causava muitos problemas. Eu apenas ia a escola. Antes que soubesse, eu fui expulso. Quando eu não pude ir mais, eu percebi pela primeira vez que a escola é uma coisa muito boa. Há muitos amigos e muita diversão. Mesmo ficando mais velho, mais eu queria ir para a escola. Por isso, me tornei professor. Porque, se eu me tornasse professor, poderia estar na escola até eu morrer. Por isso sou feliz agora. Eu gostaria que você fosse também. Eu quero que você goste da escola. Eu quero que você goste agora. Se você perceber depois, como eu, será tarde Kikuchi!”

GREAT TEACHER ONIZUKA
Emissora: Fuji Television
Episódios: 12 (aproximadamente 28 minutos cada) + especial + filme
Período de exibição: 7 de julho a 22 de setembro de 1998
Elenco: Ichitaro (Ono Yuta), Seto Saki (Tajima Minori), Mashiko Rie (Muroi Chiho), Honoka (Nishina Natsume), Asami Yuma (Komori Miha), Yabuki Haruna (Okazaki Kaori), Hashimoto Manami (Uehara Mao), Sugimoto Aya (Enoki Tsuyako) e Aoi Sora (Ichimonji Nozomi)
Roteiro: Kazuhiko Yukawa
Diração: Masayuki Suzuki

2 comentários:

  1. Parece uma ótima série, ou "dorama" como chama as séries asiáticas, aprecio bastante o tema. Faz-me lembrar do espetacular filme 3 Idiotas, o melhor filme que já vi sobre o tema.

    Pretendo assistir a GOT, agradeço pela divulgação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Danil! Não conheço esse filme 3 Idiotas, vou dar uma procurada. Obrigado pelo comentário! Abraços.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...