Apenas uma noite | Aquilo que você não conta a pessoa com quem está

Cartaz do filme Apenas uma noite
Um casal passa uma noite separado. Ele faz uma viagem de trabalho junto com uma colega por quem sente atração, enquanto sua esposa reencontra um amor do passado.

É com essa premissa que somos apresentados à APENAS UMA NOITE, um drama intenso sobre a tentação e não sobre traição. Como manter um relacionamento quando ela é mais forte?

Ao longo do filme somos convidados a entender a relação que há entre quatro personagens simples e nos tornamos cumplices do casal protagonista. Será que ele a trairá? Será que ela o trairá? A honestidade dos dois é colocada em jogo durante todo o longa e a tensão para saber o que acontecerá é muito intensa.

Esta Observação mostrará os detalhes de como isto acontece.

FEITOS UM PARA O OUTRO

Joanna e Michael estão casados há três anos, e namoraram durante outros quatro. Vivem vidas perfeitas dentro daquilo que lhes compete, ele como vendedor de imóveis comerciais e ela como escritora de artigos e autora de um livro ainda não lançado.

Joanna e Michael, personagens do filme Apenas uma noite
Joanna e Michael
Certa noite, eles vão a uma festa do trabalho de Michael, e lá sua esposa começa a perceber uma certa troca de olhares entre ele e Laura, uma colega de trabalho, com quem havia viajado para a realização de um serviço há pouco tempo. No dia seguinte, terão também que partir juntos para uma nova negociação. Ao chegarem em casa Joanna o questiona sobre a relação existente entre eles.

Michael diz que nunca aconteceu nada entre ele e Laura, mas depois do forçado inquirimento acaba confessando que se sente atraído por ela. O resultado é Joanna ir dormir no sofá, embora durante a madrugada acabem se acertando. Sem que o marido veja, ela escreve um bilhete e deixa dentro do paletó que ele usaria para uma das reuniões.

A partir daí o filme se divide em dois: um mostrará como se dará a noite de Michael e o outro a de Joanna. Leia, mas, por favor, deixe os julgamentos para depois da leitura das ‘duas noites’.

HISTÓRIA 1, HISTÓRIA 2

Michael:
Michael e Laura, personagens do filme Apenas uma noite
Michael e Laura
O vendedor realmente falava a verdade quando disse que nunca houve nada entre ele e Laura, isso fica claro na conversa que os dois manterão durante a viagem. Após a reunião de trabalho, eles decidem ir beber apenas os dois e começa um jogo de sedução por parte da Laura, que tenta de tudo para levá-lo para cama.

Joanna:
A escritora dá um beijo no marido na despedida. Sozinha, anda até a padaria onde encontra um conhecido a quem ela não vê há algum tempo. Ele a chama para jantar, o que é prontamente aceito. Descobriremos ao longo da conversa que terão que os dois já foram mais do que amigos no passado: na última vez em que se separou de Michael ela conheceu o francês Alex.

Michael:
Laura parte para cima, arranca-lhe um beijo e lança uma pergunta direta quando ele recua: “Você se arrepende de não trair?”. Ao que Michael responde, “eu me arrependeria mais se traísse”. Ela confessa que traiu seu falecido marido no passado, mas o amor que um sentia pelo outro os manteve unidos, e trairia novamente por sentir-se atraída por Michael. Por fim, os dois vão para o quarto, fazem sexo e passam o resto da noite juntos.

Alex e Joanna, personagens do filme Apenas uma noite
Alex e Joanna
Joanna:
Alex a leva para encontrar um casal de amigos e deixa a entender a todo momento sua atração pela moça, tanto que fica sem graça quando o nome de Michael entra na conversa. Quando está a sós com Joanna, o amigo de Alex lhe pergunta: “Seu marido conhece Alex?” “Não”, ela responde. “Sabe que você teve um relacionamento?” “Não”. “Por que não lhe disse?” “Bem, depois que você passa por uma coisa assim, não se esquece” (...). “Você é fiel?” “Sim”, e assim se conclui a conversa. Ao final da noite, entretanto, ela não se entregará ao francês, mas dormirá abraçada a ele e, de manhã, irá beijar-lhe apaixonadamente.

O DIA SEGUINTE

Importante entender a métrica utilizada pelo filme. São poucos personagens, mas uma história simples e ao mesmo tempo densa e, porque não, tensa. Ao mesmo tempo em que não conseguimos compreender os verdadeiros sentimentos de Joanna por Michael ou vice-versa, temos a impressão de que se amam.

E quem traiu quem? Aparentemente, o que está incrustrado nela é muito mais profundo, enquanto que para ele aquilo não foi nada além de um prazer carnal.

No final do filme, Michael decide voltar mais cedo para casa. Joanna está sentada próxima a janela sozinha chorando. Eles iniciam um diálogo, um querendo saber por que o outro voltou mais cedo para casa e o outro tentando entender as razões do choro. Combinam de sair para tomar café da manhã, se abraçam e Michael diz que a ama. Ele repara no sapato dela jogado pela sala. Joanna olha em seus olhos, depois desvia o rosto e suspira como quem vai dizer algo. O filme acaba.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Cartaz de Apenas uma noite, com Keira Knightley
Um final em aberto para fustigar a imaginação do espectador
A conclusão a que se chega é que todos traem. Joanna trai Michael, Michael trai Joanna, Alex trai Helen (sua namorada que mora em Paris) e Laura também trairia seu falecido marido. Todos têm seus motivos pessoais, todos os casais parecem funcionar na trama criada, e todos parecem ter falhas.

E quanto a cena final: Ela contou a ele? Ele contou a ela? Gosto de pensar que sim, e ainda que isso ocasionasse em uma briga ainda maior, acredito que ainda estariam juntos. Por que? Sei lá, alguma coisa naquele último olhar me diz que sim.

Trailer do filme:

APENAS UMA NOITE
Estúdio: Gaumont / Nick Wechsler Productions / Star Entertainment
Título original: Last Night
País de origem: Estados Unidos
Ano de lançamento: 2010 (no Brasil, 2012)
Direção e roteiro: Massy Tadjedin
Elenco: Keira Knightley (Joanna), Sam Worthington (Michael), Eva Mendes (Laura) e Guillaume Canet (Alex)

4 comentários:

  1. Querido amigo de visão simplesmente de vida real! Parabéns, é divertida suas observações! Um beijo de energia positiva em sua mente!:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, moça. Muito obrigado por sua mensagem. Tento sempre dar meu melhor para tentar variar entre textos divertidos, sérios, pessoais e, porque não, questionáveis as vezes. Espero que continue a frequentar e comentar, gosto de bater um papo com meus visitantes. Beijos!

      Excluir
  2. Acabei de ver o filme com a sensação de que não havia acabado. Procurei no Google para ver se o Telecine tinha cortado o final. Minha percepção é que ela suspira ao final como resultado de ter uma vontade enorme em contar porque por mais que seja um erro existe sentimento, isso ameniza tornando quase inocente o que aconteceu entre ela e Alex mas ela não conta porque tem um sentimento pelo marido e não quer que ele fique triste. O amor por Alex sempre vai existir e o mais triste é que Alex também a ama, mas pelo destino e pelo comportamento de Alex desde quando se conheceram, Joanna acha que eles nunca dariam certo, a única coisa que ela não sabia quando tomou essa decisão é que nunca deixaria de amá-lo. Quanto a Michael, seu olhar trêmulo sabe que errou, mas ele é o covarde, o prazer dele foi maior do que amor que talvez ( não ) sinta por Joanna . Ele não conta por medo de perdê-la. Ou seja, duas pessoas que se amam não estão juntas pelo simples medo de tentar... o tempo vai nos cobrando coisas, cobrou Joana um relacionamento, um casamento e no fim seu coração partido por não ter tentado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...