Torchwood | Guia da história


Logo da série inglesa Torchwood
TORCHWOOD é uma série britânica de ficção-científica da BBC e um spin-off da nova versão de Doctor Who. A trama segue a equipe liderada pelo Capitão Jack Harkness situada em Cardiff, capital do País de Gales.

Este guia da história foi montado como complemento à Observação publicada neste blog e resume de forma bem compacta os principais acontecimentos desta série.

Jack Harkness e Gwen Cooper, membros da equipe Torchwood da série inglesa homônima
Torchwood também ficou conhecido por seu tratamento com
a sexualidade. Harkness (E) tinha uma forte atração por Gwen
(D), mas mantinha relações sexuais com Ianto e outros
homens e mulheres
ORIGEM INTERLIGADA AO DOUTOR

Jack Harkness (vivido pelo ator John Barrowman) aparece pela primeira vez no nono episódio da primeira temporada da série Doctor Who (The Empty Child, ou A Criança Vazia em português), um dos mais interessantes da nova fase do Doutor (que conhecer a primeira, veja esse guia da história que montamos).

Jack é um ex-Agente do Tempo do século 51, que largou sua função após perder dois anos de sua memória e agora atua como uma vigarista, liberando involuntariamente uma praga em Londres, em 1941. Após o Doutor encontrar a cura para o problema daquela época, Jack se redime e passa a viajar na Tardis com o Time Lord e sua companion, Rose, até o final da temporada.

Weevil, personagem da série Torchwood
Weevil e outros ETs eram
bastante comuns
Com os dois, ele entende finalmente o que é um herói e, no último episódio, morre sacrificando-se na luta contra os temíveis Daleks. O que ele não contava era que Rose absorveria o poder do ‘vortex do tempo’ para salvar o Doutor e acabaria ressuscitando-o, mas agora como imortal.

A EQUIPE CRIADA PELA RAINHA VITÓRIA

Em suas idas e vindas, o Doutor sempre salvou muitas pessoas, mas também criou muitos inimigos por onde passou. A Rainha Vitória caiu no segundo caso. Culpando-o por uma praga lupina em seu tempo, criou uma agência governamental responsável por buscar qualquer fenômeno sobrenatural que possa ocorrer no Reino Unido, estudando e neutralizando qualquer possível ameaça que possa surgir a partir destes, bem como conseguir tecnologia alienígena para uso próprio (fatos mostrados no episódio 02x02, Tooth and Claw, ou Dente e Garra em português). Nascia assim a Torchwood.

O nome, na verdade, é um anagrama - palavra ou frase formada com as letras de outra – de Doctor Who. Entretanto, a ideia da série nasceu antes do retorno desta, mais precisamente em 2002, quando Russell T Davies desenvolvia ideais para uma nova série de ficção-científica/drama, no estilo de Buffy e Angel. Abandonado quando o produtor foi convidado a participar do retorno da longeva série em 2005.

No ano seguinte, devido a popularidade alcançada com o personagem vivido por John Barrowman e da nova versão de Doctor Who, decidiu-se pela criação de spin-offs. O mais forte foi Torchwood, que retomava as ideias de Davies para sua série solo.

Ianto Jones, Gwen Cooper, Jack Harkness, Toshiko Sato e Owen Harper, membros da equipe Torchwood, nas duas primeiras temporadas da série homônima
Equipe das duas primeiras temporadas: Ianto Jones, Gwen
Cooper, Jack Harkness, Toshiko Sato e Owen Harper
Ao todo foram quatro temporadas. Sendo duas consideradas normais, com cada episódio contando uma história única ou pequenos arcos. E outras duas que receberam subtítulos – Children of Earth (Crianças da Terra, a terceira) e Miracle Day (Dia do Milagre, a quarta) – cada qual com uma única história.

TEMAS PESADOS

Diferente da sua série de origem, voltada para toda a família, a equipe liderada pelo Capitão Jack Harkness segue uma temática mais adulta tanto pela natureza dos temas que explora quanto pela linguagem que utiliza.

Cartaz da série Torchwood - Children of Earth, terceira temporad de Torchwood
Cartaz da terceira temporada
Foram trabalhados em suas quatro temporadas: sexualidade, bissexualidade, homossexualidade, existencialismo, a natureza da vida humana, ausência de vida após a morte, natureza corruptiva do poder e a relação paternalista (ou ausência de).

A equipe foi formada inicialmente por Harkness, Gwen Cooper (temporadas 1-4), Ianto Jones (temporadas 1-3), Owen Harper (temporadas 1-2), Toshiko Sato (temporadas 1-2). Freema Agyman, a Martha Jones de Doctor Who, fez uma participação especial em três episódios, sendo a única personagem a aparecer nas duas séries. Um personagem recorrente é Rhys Williams, namorado e depois marido de Gwen.

Na terceira e na quarta temporada a equipe deixa de existir oficialmente por ordens do governo inglês, ainda sim são importantes para o grupo Rex Matheson e Esther Drummond.

A história inicial gira em torno da policial Gwen Cooper que um dia descobre uma série de assassinatos e os benefícios de perícia que tem um misterioso grupo chamado Torchwood. Após muita investigação, ela descobre a base ‘aparentemente’ secreta e acaba convidada a fazer parte. Logo no primeiro episódio, Jack Harkness se vê obrigado a matar a membra de sua equipe, Suzie Costello, após descobrir ser ela a assassina.
Cartaz da série Torchwood - Miracle Day, quarta temporada de Torchwood
Cartaz da quarta temporada, a primeira em parceria da BBC com o canal
estadunidense Starz

Entre as muitas histórias contadas estão: a morte e o retorno de Owen, a triste morte de Owen e Toshiko, o retorno e morte definitiva de Suzie (sim, alguns personagens teimam em morrer, mas lembre-se que Harkness, por exemplo, é imortal!), entrega de crianças para extraterrestres como forma de livrar-se de um ataque a Terra, aparição do irmão perdido do Capitão Jack e sua vingança.

Vale dizer que Torchwood não foi cancelado oficialmente pela BBC, mas não há nenhuma nova temporada em andamento no momento.

Confira a abertura da primeira temporada:

Observação - Guia da história

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...