Hollywoodland | A morte nunca explicada


No fim da era dourada de Hollywood, George Reeves era um ator medíocre. Ganhou fama ao aparecer como coadjuvante em ...E o Vento Levou, mas nunca mais conseguiu um papel de verdadeiro destaque após este. Não no cinema.

Escolhido como intérprete do personagem dos quadrinhos e sucesso também nas rádios, Clark Kent/Superman, Reeves fez fama durante os seis anos em que a série televisiva esteve no ar. Não que ele amasse, muito pelo contrário. Seu maior sucesso acabou por tornar-se sua maior maldição, e por ficar marcado como tal personagem em sua época, não conseguiu manter sua carreira estável.

Um ano após o encerramento da série sua vida chegou ao fim em uma morte até hoje não muito bem esclarecida.

Esta Observação tratará do filme HOLLYWOODLAND – BASTIDORES DA FAMA e suas várias teorias para morte de Reeves.

UMA MORTE, TRÊS POSSIBILIDADES

“Aonde ele chegou já seria o suficiente, certo? O suficiente para uma vida. Mas o George...”

O cinema foi – e ainda é – um local onde sonhos podem se tornar realidade. E isso pode ser dito tanto em relação aos filmes quanto em relação aos milhares de aspirantes a atores, pretendentes a astros, que tentam anos e anos de uma maneira ou de outra fazer parte deste mundo de fantasia.

George Reeves tinha o rosto bonito, procurava construir boas relações. Mas o fato é que nunca chegou perto do sucesso que gostaria de ter. Poucas vezes conseguiu o papel de protagonista e quando o fez foi em obras nada marcantes como The Adventures of Sir Galahad.

Curiosamente, mais do que pelos filmes, Reeves ganhou fama como amante de Toni Mannix, mulher de um dos diretores da MGM, um dos grandes estúdio de Hollywood na Era de Ouro e a quem delegou todos os seus bens após morrer. Mas não conseguiu com isso o sucesso que almejava. Toni era extremamente controladora e, segundo consta, nunca o ajudou, afinal nada fez na MGM.

George Reeves, em
Adventures of Superman
O sucesso de verdade veio com Adventures of Superman, primeira série televisiva do personagem, em 1952. Mas Reeves odiava o personagem e não gostava das filmagens em condições precárias.

VIDA E LEGADO

Toda a situação vivida pelo ator, sua vida, sua carreira e sua morte, pode ser observada em duas ocasiões a partir de Hollywoodland, uma no filme e a outra na vida real:

1) O personagem de Adrien Brody no filme, Louis Simo, nunca existiu na vida real. Segundo os produtores, foi baseado em outro detetive que investigou o crime/suicídio na época e curiosamente foi construído de modo a ser um reflexo do que teria sido George Reeves.

Conforme vai investigando, Simo se depara com uma situação muito semelhante a que está vivendo naquele momento. E isso vai ficando cada vez nítido conforme vai se aprofundando nos detalhes (muitas vezes, inexistentes) da sua busca.

Ben Affleck como George Reeves
2) Ben Affleck parece ter tido no personagem a luz de sua vida. Ator de poucos sucessos como protagonista, atuações medianas, alguns fracassos monumentais (Contato de Risco [de 2003], no qual contracena com sua ex-mulher Jennifer Lopez, rendeu apenas US$ 7 milhões, tendo custado US$ 54 milhões), parece ter acordado e brilha no papel de George Reeves.

Após o filme, iniciou-se na carreira de diretor, a mesma que almejava o falecido Superman, e passou a ser considerado um potencial em crescimento na função após três filmes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Adrien Brody (como
Louis Simo)
Geoger Reeves morreu? Foi morto? Se suicidou? Hollywoodland não se propõe a nos contar esta história, mesmo porque até os dias de hoje o mistério permanece. O diretor Allen Coulter e o roteirista Paul Bernbaum narram a vida do ator e possíveis motivos que podem ter levado ao seu fim.

Em sua mente, Simo vê três exemplos do que pode ter acontecido. E nenhum deles talvez seja o real, afinal não é nada fácil desvendar os acontecimentos daquele quarto em uma noite ocorrida há quase 50 anos.

Mas mais do que isto, o filme busca mostrar as consequências da busca pela fama. George Reeves fez muitos filmes (sério, olhe no Imdb), mas nenhum conseguiu torná-lo o astro que ele almejava ser. De qualquer forma, seu agente estava certo, ele nunca se contentaria em ser um quase astro. E talvez sua morte tenha sido uma maneira de evitar que ele entrasse ladeira abaixo e fosse ao menos conhecido de algum jeito.

Louis Simo e Ben Affleck fizeram bem ao mudar o rumo de suas vidas, temendo que suas obsessões os levassem ao mesmo fim de Reeves.

Confira o trailer do filme:


George Reeves
HOLLYWOODLAND – BASTIDORES DA FAMA
Título original: Hollywoodland
País de origem: Estados Unidos
Ano de lançamento: 2006
Elenco: Ben Affleck (George Reeves), Adrian Brody (Louis Simo), Diane Lane (Toni Mannix), Bob Hoskins (Eddie Mannix)
Roteiro: Paul Bernbaum
Direção: Allen Coulter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...