Carving the mountains | O mundo nos seus pés


Capa do curta-metragem Carving the Mountains, das Longboard Girls Crews
Longboard Girls Crews é um grupo formado por mulheres (embora não seja um clube exclusivo) amantes e praticantes de longboard, skates e semelhantes.

Ao longo dos últimos anos também tem sido sua especialidade a realização de vídeos focados no esporte. Eles não contam história alguma, focam apenas em belas imagens, belas músicas, belas garotas, muitas e muitas manobras radicais. E muitos tombos também, por que não?

A maior parte dos vídeos, produzidos na Espanha, ficaram a cargo de Juan Rayos, fotógrafo e diretor de curtas-metragens. Destaca-se em sua filmografia com as jovens CARVING THE MOUNTAINS (2011) e a série Endless Roads (2012).

Esta Observação abordará peculiaridades do primeiro e, de quebra, entrará na história do skate e do longboard.



UMA TARDE DE PRIMAVERA QUALQUER

Longboard Girls Crew no curta-metragem Carving the mountains
Carving the Mountains começa com a música instrumental Rue Des Socurs Noires, de Pascal Comelade, que nos acompanha até o meio de uma floresta onde belas garotas andam tranquilamente segurando cada uma um longboard. Ao fim, chegaremos a uma estrada aparentemente no meio do nada e aí o som muda para Rox in the Box, da banda indie de Oregon, Estados Unidos, The Decemberists.

E é na mistura do indie com o folk que desceremos as ladeiras pela sierra de Madri, na Espanha, acompanhados pelas belas garotas que esbanjam não apenas habilidade, mas também muita sensualidade através das câmeras de Rayos.

Longboard Girls Crew no curta-metragem Carving the mountainsComo dito acima, não há intenção alguma de se contar uma história, ao passo que não é também o objetivo criar-se algo abstrato. Aqui a ideia é mostrar belas imagens. E isto é cumprido muito bem.

SAINDO DAS ONDAS

O skateboarding, ou apenas skate, teve início no fim dos anos 1940 e início dos anos 1950 quando surfistas da Califórnia começaram a desenvolvê-lo e praticá-lo como forma de entretenimento em dias que o mar estivesse calmo demais ou deveras agitado.

Para tal, optaram pelo uso de uma prancha menor, onde do lado de baixo acoplaram rodas de patins (que existem desde 1760). A nova modalidade recebeu inicialmente o nome de Sidewalk Surfing (surf de calçada, em português). Na década seguinte, sua popularidade começou a crescer nos Estados Unidos e no restante do mundo, a ponto de serem criados Campeonatos Nacionais e Internacionais, e garantir o nascimento de publicações especializadas.

Réplica do primeiro skate da história
Uma réplica dos primeiros skates
Em 1970, um novo invento contribuiu para a melhoria da categoria: as rodas de poliuretano. Antes, para se ter uma ideia, haviam apenas as de metal ou ‘barro’, que faziam com que o skate, ou mesmo o patins, fosse lento demais. A partir daí, foram muitas evoluções e testes: pranchas de polipropileno, de fibras de vidro, de alumínio, além dos diversos formatos.
A GRANDE PRANCHA

Diferença entre skate e longboard
Observe a diferença de tamanho entre o skate e o longboard
Falando em modelo, é aqui que surge o longboard. Nos anos 1960, ávidos por velocidade, os desenvolvedores do skate buscaram formas diferenciadas que pudessem ser rápidas em competições. E encontraram esta opção nas pranchas maiores, mais parecidas ainda com as de surf.

Mas, ao invés de popularizar-se, o longboard deixou de ser chamativo por conta dos graves riscos com a mistura de alta velocidade e pouca proteção. Os parques de concreto para prática de skate passaram também a ganhar cada vez mais espaço, o que difundiu entre os esportistas a prática de manobras radicais e não mais a competição de velocidade.

No século XXI o longboard possui um bom número de fãs. Uma rápida pesquisa na internet já é o suficiente para identificar diversos grupos de praticantes, entre eles o Longboard Girls Crew.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Juan Rayos, diretor do curta-metragem Carving the mountains
O fotógrafo Juan Rayos
Há algo mais em Carving the Mountains que não foi comentado: a sensação de liberdade (ou da vontade de tê-la) que ele transmite ao espectador. Rayos consegue levar o que há de melhor do esporte para sua câmera e também parte dos riscos.

Os demais vídeos produzidos por ele, como o citado Endless Road, seguem a mesma linha, apenas mudando suas ‘artistas’, o cenário e a sonorização. Todos muito bem montados e merecem uma olhada, nem que por curiosidade.

Em relação às Longboard Girls Crew, o grupo foi criado por Jacky Madenfrost, Mónica Madenfrost, Jesús Asensio, Valeria Kechichian e Carlota Martín, e é hoje muito extenso e presente em diversos países, cada um deles representado por uma embaixadora ou embaixador (como ocorre no Chile e na Eslováquia).

Além de garantir presença em diversos eventos e exposições com fotos, vídeos e palestras, o também conhecido como LGC tem se mantido com a promoção de grupos de skatistas para a prática de longboard em lugares específicos.

Confira o curta-metragem:

CARVING THE MOUNTAINS
Direção: Juan Rayos
Ano de lançamento: 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...