Os grandes filósofos que fracassaram no amor | Afinal, o que os filósofos entendem do amor?


Capa do livro Os grandes filósofos que fracassaram no amor, de Andrew Shaffer (LeYa)
Selo Blog Parceiro LeYa / Lua de Papel“Seja de que maneira for, case-se. Se conseguir uma boa esposa, vai ser feliz; se conseguir uma péssima, vai se tornar filósofo”.

Há muitos e muitos anos, Sócrates conseguiu uma máxima que ditaria o mundo por várias gerações – isso se ainda não é válida também para os dias de hoje! A (não) lógica dos relacionamentos tem sido estudada e pensada desde então e, além do já mencionado, outros grandes nomes da história o fizeram, tais como Platão, René Descartes, Jean-Jacques Rousseau, Arthur Schopenhauer, Fiodór Dostoiévski e Jean-Paul Sartre.

Entretanto, como nos mostra Andrew Shaffer em seu interessante estudo sobre o caso, OS GRANDES FILÓSOFOS QUE FRACASSARAM NO AMOR, o aparente interesse dessas personalidades pelo tema tem em comum as desilusões amorosas que tiveram.

Acompanhe nesta Observação a origem e o desenrolar destes casos.

DE 469 A.C. À 1990

“Não há necessidade na natureza do casamento, nem do fim dele, que deveria ser para sempre para toda a vida” (John Locke)

Filosofia (em tradução do grego, amor à sabedoria) é – em uma de suas muitas definições – o estudo de problemas fundamentais relacionadas à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Tal estudo, então, não poderia deixar de fora uma dos sentimentos mais relevantes para a vida das pessoas, seja hoje ou no passado: o amor!

Sócrates não tratou exatamente do tema, mas assim como pensadores que viriam depois dele, não deixou de dar o seu pitaco, como é possível ver pela frase inicial desta postagem. Já Platão aprofundou-se bastante, incluindo a sua ideia quanto a casamento no livro A República, onde expõe sua ideia de Utopia. Para ele, “o amor é uma doença mental séria”.

E assim seguia uma infinidade de comentários sobre casamento, amor e relacionamentos. O ponto alto de Shaffer é a boa seleção de histórias de filósofos, às vezes mais interessantes do que seus trabalhos. Mas também é importante salientar que vários facilitaram e muito o trabalho do escritor, ao complicarem tanto seus relacionamentos amorosos e os torná-los divertidos ao nosso olhar nos dias atuais. Como Comte, que arremessou facas em sua esposa durante os altos e baixos de sua saúde mental. Louis Althusser, que estrangulou a mulher enquanto lhe fazia massagem no pescoço.

MAS QUEM DIABOS É ANDREW SHAFFER E DE ONDE TIROU ESSA IDEIA MALUCA?

Foto de Andrew Shaffer, fundador da Order of St. Nick e autor do livro Os grandes filósofos que fracassaram no amorShaffer é fundador e diretor criativo da Order of St. Nick, empresa de cartões comemorativos que ganhou espaço na mídia pela irreverência. Atualmente, com o sucesso de seus livros (além do mencionado neste espaço, há outros como uma sátira à 50 Tons de Cinza, Fifty Shames of Earl Grey), também tem publicado seus textos em publicações diversas como Mental Floss, Maxim e The Huffington Post.

Atualmente, está prestes a lançar um livro que promete tanto quanto este dos filósofos, Literary Rogues: A Scandalous History of Wayward Authors. O autor pretende contar, de maneira leve e divertida, a história de polêmicos escritores e poetas, que transformaram suas vidas em verdadeiros escândalos. É esperar para ver!

CONSIDERAÇÕES FINAIS

É importante salientar que alguns filósofos mencionados no livro serviram apenas para ilustrar com seus pensamentos e histórias de vida, mas não se encaixam exatamente no tema.

Foto de Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir
Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir
John Locke, por exemplo, não fracassou no amor, simplesmente nunca o procurou (“Não há necessidade na natureza do casamento, nem do fim dele, que deveria ser sempre para toda a vida”). Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre viveram seus amores as suas maneiras (nunca casaram, sempre se traíram e adotaram, no fim de suas vidas, suas próprias amantes).

Mas, mesmo com esses casos a parte, a obra é bastante rica e deveras cômica. Interessante observar que mesmo de um novo ângulo a vida dos filósofos e intelectuais continua a nos fazer pensar. Antes pelos seus escritos, agora por suas vidas e relacionamentos. É engraçado? Sim, mas é reflexivo também, ainda mais pela boa seleção de frases de cada um deles.

OS GRANDES FILÓSOFOS QUE FRACASSARAM NO AMOR
Título original: Great philosophers who failed at love
Autora: Andrew Shaffer
Editora: LeYa
Páginas: 208
Ano de lançamento: 2012

4 comentários:

  1. (tinham tempo pra isso), quando uma pessoa ama alguém ela não tem tempo para ficar fazendo perguntas e tentado entender o amor, apenas ama. Amar por si só já da muito trabalho, não é mesmo?

    Parabéns cara! Você escreve muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ygor. Quando se tem tempo livre pensa-se muita besteira...e sim, o amor dá um trabalhão!!! rs.
      Muito obrigado por suas breves palavras, parceiro!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...