Flakes | Amor, capitalismo e cereal!


“O que consome seu tempo, consome sua vida”.

Ok, ok, primeiro devo dizer que não sou patrocinado, ou muito menos conheço pessoalmente (que pena!) a atriz e cantora Zooey Deschanel, mas essa é a terceira obra com ela que vou analisar (com essa somam seis as que já fiz pro MIO) e é sobre um casal de namorados, um capitalista aproveitador e muito, muito cereal!

FLAKES narra a história de Neal Downs, gerente de um restaurante, que serve apenas cereal para sua clientela. Mas não um cereal qualquer, e sim uma enorme diversidade de cereais diferentes em gosto e forma. Downs é um músico e, além de cuidar do estabelecimento, tenta terminar seu CD.

Essa Observação vai falar de um filme leve e aparentemente simples, mas que no fundo é uma história sobre realizar seus objetivos e amadurecer. Aconselho ler o texto degustando seu cereal predileto!

VOCÊ ESTÁ CONTRATADA, VOCÊ ESTÁ DEMITIDA!

Quando Miss Pussy Katz (sim, é esse o nome), namorada de Neal, pede para trabalhar no Flakes, o gerente nega: “não, claro que não, isso causaria um conflito de interesses!”. A garota, recém-desempregada, queria trabalhar no restaurante por duas razões: uma era se ocupar enquanto procurava outro emprego, a outra, e mais importante, era ficar no lugar de seu namorado e fazê-lo tirar uma semana de férias para terminar o CD que há tempos trabalhava.

Após tanto insistir, Katz - interpretada por Zooey Deschanel - consegue ser contratada e promete não misturar a vida no trabalho com o namoro dos dois. Sua estadia no Flakes, no entanto, dura menos de 3 segundos. Na cena mais cômica do filme, Neal a contrata apenas para demiti-la em seguida. “Você está contratada... você está demitida... não fique brava você prometeu não misturar as coisas”.

Miss Pussy Katz vai trabalhar na Original Flakes
Furiosa, ela, então, resolve cruzar a rua e pedir emprego ao novo rival da loja de Neal, o ‘Original Flakes’, que é nada mais do que uma cópia de estabelecimento arquitetada por Stuart, jovem que roubou a ideia de Neal e seu patrão Willie (Christopher Lloyd) transformando seu estabelecimento em tudo o que o restaurante de Willie não é: uma loja padronizada e moldada no modelo de franquias.

Cabe aqui esclarecer que o personagem principal é extremamente contra o fato de que, como ele mesmo diz “tudo nos EUA tem de ser franqueado, padronizado e, por fim, homogeneizado”.

A obra nos mostra a relação de Katz e Neal, Ela é uma pessoa que procura agir mais do que sonhar e sua personalidade contrasta com a dele, apático em relação aos seus objetivos de vida.

Flakes fala, também, da tentativa dos dois em não deixar a vida profissional interferir no namoro, assim como a luta de Willie e Neal para não fechar o restaurante que gerem, ameaçado pelo concorrente.

ELE E ELA

Embora Neal Downs seja o personagem principal, é Miss Pussy Katz quem chama a atenção. Todas as suas decisões são tomadas pensando em ajudar seu namorado a terminar o CD e realizar seu sonho. O rapaz adia com várias desculpas o término do álbum, como se estivesse fugindo de seu próprio destino. “Temo que você seja um cara que serve cereal e é músico, ao invés de um músico que serve cereal”, lamenta Katz.

Pode até ter soado como vingança quando, mais tarde no filme, ela demite Neal do Original Flakes - a certa altura da trama, Willie decide fechar o Flakes, e Neal, sem emprego, vai até o concorrente - mas na verdade ela o está ajudando. Ela é o empurrão que faltava em sua vida.

Algumas das falas de Katz merecem destaque, como quando o Neal diz tudo bem ficar desempregado, pois Flakes era apenas um trabalho qualquer. Ela esbraveja “nunca é apenas um trabalho, o que consome seu tempo, consome sua vida”.

Junto com o amadurecimento do casal, temos a briga entre Flakes e o Original Flakes. Essa disputa é uma fiel transcrição do que acontece na vida real, quando alguém com dinheiro resolve roubar uma ideia e capitalizar em cima dela. Stuart, jovem capitalista, usou a proposta de Willie e abriu um negócio no esquema de franquias, procurando apenas o lucro. O que Stuart não entende é que, citando Miss Pussy Katz de novo, “as pessoas não vem ao Flakes para comer cereal, isso elas podem fazer em casa, elas vem porque querem fazer parte de algo único”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Relacionamento, amadurecimento e até uma crítica sutil às grandes multinacionais que chegam às cidades e liquidam a concorrência dos estabelecimentos menores são os temas principais de Flakes.

Embora sejam assuntos densos, o diretor Michael Lehmann conseguiu mostrá-los de uma maneira bem leve e divertida, sem apelar para o sentimentalismo barato ou entrar numa discussão anticapitalista. Com uma boa dose de humor e um final feliz, além de te deixar com vontade de comer cereal, Flakes não faz feio no que se propõe: entreter sem complicar.

Trailer do filme:


FLAKES
Estúdio: IFC First Takes
Título original: Flakes
País de origem: Estados Unidos
Ano de lançamento: 2007
Diretor: Michael Lehmann
Roteiro: Chris Poche/ Karey Kirkpatrick

Filme observado por Tiago Oliveira.

5 comentários:

  1. Devo dizer que nunca vi o filme, e sinceramente, o enredo não me parece lá essas coisas. POrém, verei e emitirei uma opinião sobre. Acho que esse cara que escreve sobre a Zoey tem algum tipo de problema...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para começar, o Sr. JP não sabe nem escrever Zooey direito...rsrsrs. Mas, enfim, eu comecei a assistir com certa desconfiança, mas é um filme agradável e engraçado. Recomendo! Abraços e obrigado por este novo comentário. Aguardo seu texto!

      Excluir
  2. Creio que o problema dele é estar longe da Zooey rsrsrs....mas assista sim, vale a pena!

    ResponderExcluir
  3. Vi o filme na Netflix e me interessei por vê-lo por seus curioso título, pois logo pensei o que seria um filme sobre cereais. Porém, não cheguei a assisti-lo. Mas agora, sabendo o quão integrante é, irei assisti-lo assim que puder!

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também vi no Netflix, Danil, e me interessei por ser com a Zooey. Estamos gratos por ser úteis! Abraços.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...