Intrigas de Estado | Em busca de respostas

Capa brasileira da minissérie inglesa Intrigas de Estado (Log on)
Até onde ir pelo poder? Eis o principal mote da série inglesa INTRIGAS DE ESTADO, de Paul Abbott e David Yates.

Se a ideia em si não é original – já tendo sido trabalhada em exaustão em filmes, literatura e HQs – a forma como a história é carregada aqui, com descobertas surpreendentes e diálogos densos a cada instante, gruda o espectador em sua poltrona até o fim dos seus seis eletrizantes episódios.

Uma trama sobre confiança, amor, desilusão, coragem e muitas mentiras.

Mas vamos com calma! A seguinte Observação procura dissecar esta série original da BBC e, caso não tenha visto ainda, deixá-lo com muita vontade de assistir.

Vamos em frente!

O QUE HÁ POR TRÁS DOS FATOS

A trama é bastante simples. Para quem não conhece, a série gira em torno de um assassinato ou suicídio e os motivos que deram origem a este acontecimento. A morte em questão é da amante e funcionária de um parlamentar que tem ganhado importância política por estar no centro de um debate sobre petróleo e energia, e que trará ganhos e perdas político-econômicas para o país e para várias pessoas e empresas. Cabe a um grupo de jornalistas buscar a verdade por trás dos fatos.

A equipe editorial do Herald, na minissérie Intrigas de Estado, da BBC
A equipe editorial do Herald
É importante destacar que o roteiro não faz veneração ao papel do jornalista. Longe disso, mostra a equipe do Herald disposta a tudo para conseguir a matéria: mentem e ludibriam fontes, enganam policiais, manipulam os leitores e por aí vai. Cito para exemplificar tal fato uma interessante, e cômica, passagem:

Quando Dan Foster, um próspero, porém boêmio jornalista ao extremo, passa uma entrevista com uma ex-professora, com quem supostamente teve um caso, para transcrição, sua colega de trabalho Della Smith comenta:

“- Susan Saggatchean, U-EX Petróleo – comenta Dan.
- Quanto ela sabe? – interroga o diretor de redação Cameron.
- Não é tão bom – interrompe Della Smith – Ela falou demais, mas não quer dizer que sabe algo além do tamanho do pênis de Dan.
- Ei, levante a mão quem nunca transou com uma fonte – interrompe rapidamente seu superior e pai de Dan.
Todos ficam surpresos com a indagação do chefe, mas em sinal de concordância apenas se entreolham e seguem com o trabalho”.

JOGO DE VALE TUDO

Stephen Collins (Dave Morrissey) e Cal McCaffrey (John Simm) em cena na minissérie da BBC Intrigas de Estado
O parlamentar Stephen Collins e o jornalista Cal McCaffrey
O principal fator positivo da obra está na construção dos diálogos de Abbott, rápidos, construtivos e, ao mesmo tempo, instigantes. Não há nada dito desnecessariamente e nenhum fato pode ser descartado como válido para a conclusão.

Além disso, o roteirista mostrou-me bastante conhecedor de tramas políticas e criou uma atmosfera onde, afora os jornalistas do Herald, qualquer um poderia ser o mandante do assassinato da funcionária. E isso resulta em um mais do que aguardado desfecho da minissérie que, aliás, não é nada previsível e facilmente deixa-nos com muita vontade de conhecer obras semelhantes. Mas já aviso, isso não será uma tarefa fácil!
Capa do filme Intrigas de Estado (State of Play), dos Estados Unidos, com Russell Crowe e Ben Affleck
Paul Abbott também foi o responsável
pelo filme estadunidense de mesmo
nome. Embora a história fosse a mesma,
o resultado é bastante inferior

Outro ponto relevante é mostrar também importância que cada tema tem para um jornal, o que entra ou não na primeira página, quais as informações que devem ser dadas primeiro e quais podem ficar apenas para pé de uma página qualquer. Não que eu defenda o método praticado pela publicação, mas é a realidade das redações. E isso não irá mudar, mesmo com as reclamações de Sonny Stagg sobre Cal não mostrar a injustiça da morte de seu irmão na primeira página, assassinado no mesmo dia em que funcionária do parlamento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O fim do jogo de Intrigas de Estado não nos traz vencedores, nem mesmo Cal pode ser considerado com tal, mesmo tendo sua extensa matéria sobre o caso publicada. Para textos analíticos como este não costumo usar metáforas, mas em castelo de cartas, quando a última carta lá de baixo é retirada tudo cai, até mesmo sob nossos dedos, que não fugiram rapidamente. Portanto, ele pode ter conseguido sua matéria, mas seus olhos no último minuto da série demonstram a total ausência de felicidade.

Confira o trailer da minissérie:


INTRIGAS DE ESTADO
Título original: State of Play
Direção: David Yates
Roteiro: Paul Abbott
Elenco: David Morrissey (Stephen Collins), John Simm (Cal McCaffrey), Kelly Macdonald (Della Smith), Bill Nighy (Cameron Foster) e James McAvoy (Dan Foster)
Ano de lançamento: 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...