O casamento de Rachel | Dedicado à você


Capa filme estadunidense O casamento de Rachel
Um casamento é um momento especial para quem está casando. Há muito nervosismo para que tudo dê o mais certo possível e mais nervosismo ainda quando algo não dá.

Rachel se preocupou com todos os detalhes para que nada em seu matrimônio com Sidney desse errado. E embora seu nome esteja no título, o que sugere, talvez, sua escolha como protagonista, ela não exerce esse papel. Afinal, a jovem não esperava que o retorno de sua irmã, há dez anos em clínicas de reabilitação, para a ocasião causasse tantos transtornos.

Mas existem em O CASAMENTO DE RACHEL, aqui e ali, elementos que demonstram que o diretor tentou, de certa maneira, compensar a personagem por ter dado mais atenção à Kym.

A presente Observação listará alguns deles.

ELEMENTOS A FAVOR DA NOIVA

Kym e Rachel, personagens do filme estadunidense O casamento de Rachel
Kym e Rachel
1. Casamento como pano de fundo:
O matrimônio em si serve na obra para demonstrar os efeitos desastrosos que o retorno de Kym tem sobre toda a família em um momento tão importante. Ou seja, o casamento da filha mais velha da família é, desde o início, apenas um pretexto. Mas não sempre.

Em determinado momento, com destaque para os ensaios e a festa, o diretor resolve nos lembrar que estamos no casamento de Rachel e não no filme de Kym. Chega a ser enfadonho, porque certas cenas nos levam a um casamento como qualquer outro (com muito dinheiro envolvido, claro!), com depoimentos de padrinhos e familiares e casais dançando no meio do salão.

2. Elogios à personagens
Quase nada do que é dito à Kym é no sentido de elogiá-la por alguma ação do passado ou do presente. Seu pai a defende a todo o custo, mas é incapaz de citar alguma qualidade boa da garota. Sua irmã, após ter que aguentar seu chilique para ser a 1ª madrinha, desabafa sobre o que teve de aguentar nos últimos dez anos por causa dela. E sua mãe preferiria muito mais não ter aparecido na história e quando o faz com mais tempo nos revela quem foi a responsável pela morte de seu filho mais novo, Ethan (e, ao contrário do que ela diz, não foi bem culpa de Kym).
Paul, personagem do filme estadunidense O casamento de Rachel
O pai das duas moças, Paul

Resta a conturbada garota o carinho de Kieran, padrinho do noivo e também frequentador do mesmo grupo do Narcóticos Anônimos, e o afago de Sidney, noivo de sua irmã e único a acalentá-la após uma brincadeira familiar na cozinha não terminar como o esperado.

Enquanto isso, Rachel é vista como a filha perfeita, ainda mais quando comparada à irmã. Não faltam-lhe elogios dos presentes, a quem é vista com bons olhos. Única exceção são as críticas de Kym à ela, que insiste em lhe dizer injúrias.

Abby, personagem do filme estadunidense O casamento de Rachel
A mãe, Abby
3. Final do filme
Diferente do começo do filme, onde Kym é buscada pelo pai na clínica de reabilitação, a cena final é toda de Rachel. Ela fica apenas sentada na varanda da casa dos pais, onde fora a celebração, na manhã seguinte observando os músicos e seu agora marido conversarem no campo a frente enquanto a música de encerramento é tocada. Rachel, aparentemente, reflete sobre o retorno de sua irmã à clínica mais cedo e o casamento em geral antes de se unir ao grupo.

Se nos resumíssemos a mostrar apenas esta cena para alguém que nunca viu a obra por completo é bastante provável que Rachel fosse apontada como a verdadeira protagonista do filme.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não mencionei nos pontos acima a escolha do título. Foi proposital!

É nítido ao final do filme que ao optar por O Casamento de Rachel o diretor Jonathan Demme resumiu o assunto principal de sua produção, mas não necessariamente o acontecimento principal, que seria a presença de Kym em tal celebração.

Kieran, Kym, Rachel e Sidney, personagens do filme estadunidense O casamento de Rachel
Kieran, Kym, Rachel e Sidney
Entretanto, é possível ter a percepção de que ele também tentou compensá-la da versão do casamento que nos apresentou. Diante dos fatos relatados podemos chegar a conclusão de que o título do longa-metragem é, portanto, um presente que ele deu à noiva. Pode até ser bobeira, mas é um ponto de vista.

E, de qualquer forma, é um filme intenso e bem realizado dosando a vida de Kym e o casamento. Interessante observar, como dito brevemente lá em cima, o motivo pelo qual cada personagem age de determinada maneira.

O pai é extremamente preocupado com Kym, chegando a deixar o matrimônio de sua primogênita de lado por ela. A explicação é o medo de que os problemas com ela persistam, arrastando a família junto.

A irmã logicamente não poderia se preocupar com outra coisa que não seu próprio casamento. Já a mãe é isolada dos demais porque prefere não colocar em sua cabeça que o verdadeiro responsável pela morte de Ethan é ela própria, que deixou o garoto nas mãos de uma jovem problemática e drogada. E ela sabia que Kym era desse jeito.

Confira o trailer do filme:

O CASAMENTO DE RACHEL
Cena final do filme estadunidense O Casamento de RachelTítulo original: Rachel getting married
País de origem: Estados Unidos
Ano de lançamento: 2008
Elenco: Anne Hathaway (Kym), Rosemarie DeWitt (Rachel), Bill Irwin (Paul), Debra Winger (Abby), Tunde Adebimpe (Sidney) e Mather Zickel (Kieran)
Roteiro: Jenny Lumet
Direção: Jonathan Demme

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...