Torchwood | A dor da realidade


Membros da equipe Torchwood, da série inglesa homônima
TORCHWOOD sempre foi uma série muito focada na seriedade, fator importante para levar uma produção sobre alienígenas invadindo a Terra a sério. E a trama sempre pegava pesado em suas abordagens, chegando a ter membros da equipe mortos – mas ainda vivos (leia melhor sobre a produção neste guia da história) –, Cardiff (capital do País de Gales, onde a maior parte de seus episódios é situada) constantemente destruída e Weevils andando a solta para lá e para cá.

No 11º episódio da segunda temporada, À DERIVA, uma mãe aguarda o filho e brinca mandando uma mensagem dizendo que ele está atrasado assim que o vê se aproximar de uma janela de casa. Mas ele nunca chegará. Cabe ao policial Andy alertar Gwen Cooper dias depois e tentarem juntos descobrir onde terá ido o jovem Jonah. Uma investigação que levará a muitas outras acontecendo nos últimos tempos na cidade. O Capitão Jack Harkness parece saber de algo, mas não está a fim de colaborar.

Confira o desenrolar deste mistério e suas consequências para a série nesta Observação.

PESSOAS QUE SOMEM

A base de Torchwood, e o motivo da existência de uma unidade em Cardiff, é uma fenda no tempo e espaço lá localizada. Através dela diversos seres extraterrestres chegam até o planeta Terra, muitas vezes sem que tenhamos notícia deste fato. Para isso, a equipe existe, combater os malignos e ajudar – embora quase nunca atravesse a fenda um assim – os benignos.

Cena do 11º episódio da segunda temporada (À deriva) da série inglesa Torchwood
Jonah Bevan minutos antes de sumir misteriosamente
E se a tal fenda não permitisse somente a saída desses seres? E se ela também abduzisse alguns através dela? Eis um ponto importante que Gwen, com a hábil ajuda em números, dados e computação de Toshiko Sato, descobre. A localização da abertura da fenda que ‘suga’ as pessoas está justamente sob a barragem onde Jonah desapareceu.

No vídeo que Andy lhe mostra, Jack aparece 45 minutos depois no mesmo local. Ao ser questionado apenas diz que a região possui um café ótimo. E apesar de Jack insistir que nada poderia fazer em relação aos desaparecimentos, Gwen insiste em seguir as pistas.

“- Toshiko, podemos prever quando as interferências acontecem? – indaga o Capitão Jack Harkenss.
- Não. E elas têm duração de alguns segundos – responde a assistente.
- Então não sei como combateremos.
- Jack, temos um dever aqui. Essas pessoas são vítimas... – Gwen interfere.
- Mas não sabemos quando isso vai ocorrer, não sabemos aonde vão. Sério, Gwen, fale o que deveríamos fazer?
- Ajudamos os que ficaram para trás”.
Cena do 11º episódio da segunda temporada (À deriva) da série inglesa Torchwood
Gwen Cooper e seu amigo policial Andy em busca da verdade

A discussão tem o fim que a investigadora não gostaria. Entretanto, com a ajuda de Ianto Jones – que age não querendo deixar pistas de sua participação por seu relacionamento muito próximo com Jack –, ela encontra uma ilha, onde praticamente nada nem ninguém existe. Mas ao subir em um farol de navios ela percebe alguém está chegando com o rosto coberto e auxílio de outras duas pessoas, logo atrás está seu chefe.

Rapidamente, segue o grupo até misteriosas instalações onde consegue entrar usando a identificação do Torchwood. O lugar parece bastante decadente, com vários vazamentos, sujeira e ferrugem. Lá ela descobrirá que Jack tem resgatado parte dos que sumiram na fenda ao longo dos anos, mas o mundo para eles virou algo assombroso.

“Antes da nave devolvê-lo (ele havia nos contado que após ser sugado pela fenda foi parar em um mundo em chamas e foi salvo por um homem que o levou para uma nave), Jonah viu coisas terríveis. O que ele viu o deixou louco”, explica a enfermeira sobre o garoto, que lá também está. E este é apenas um exemplo do que todos os demais que agora habitam o lugar tiveram que passar após a fenda.

O CERTO NEM SEMPRE É O CERTO

O que Gwen faz em seguida – embora novamente contra Jack, mas atendendo o apelo do agora não mais tão jovem Jonah – é levar sua mãe para vê-lo. Sua justificativa era colocar fim às apreensões da mulher, acabar com suas amarguras intensas após o desaparecimento do filho.

Cena do 11º episódio da segunda temporada (À deriva) da série inglesa Torchwood
Após ser sugado pela fenda, Jonah Bevan já não é mais
o mesmo, e sofre por isso
Uma vez lá, percebem o erro que as duas cometeram. Jonah não era mais o mesmo, o como Gwen disse acima, ele ficou louco e durante vinte horas por dias fica gritando um uivo intenso e primitivo.

“- Eles disseram que você pode visitar quando quiser. – diz Gwen para a mulher – Quando ele estiver em um bom momento.
- Prometa que você não fará isso a mais ninguém – a mãe de Jonah lhe responde para surpresa da agente – Antes, eu tinha a memória. Quando pensava nele, o via sorrindo com seus amigos... jogando futebol, tomando café da manhã. E agora só lembro daquilo. Aquele uivo horrível.
- Eu pensei que você queria saber o que aconteceu com ele.
- Eu queria. Eu estava enganada. Era melhor quando eu não sabia. Antes de você, eu tinha esperanças.
Com isso, Gwen vai embora”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Cena do 11º episódio da segunda temporada (À deriva) da série inglesa Torchwood
A mãe finalmente reencontra o filho, mas nada mais será
como antes
Algumas perguntas ficam no ar após o episódio, umas com respostas justificáveis outras não. Como:

- Por que Jack esconde de sua equipe a existência do local?

“Quando entre para o Torchwood havia apenas dois como Jonah. Devastados por caírem nesse buraco. Trancados nesse inferno, abandonados. Eu queria que recebesse cuidados. Eu criei esse lugar. Disse aos funcionários que eram experimentos errados”, ele nos diz.

Mas não há argumentos fortes que justifiquem esconder o local de quem é, aparentemente, mais próximo. Não a toa será ele o responsável pelo fim de quase todos, e outros que surgirão. Segredos, sempre segredos desde que o personagem surgiu pela primeira vez ainda na primeira temporada da nova fase de Doctor Who. E motivo pelo qual atingiu o sucesso.

Gwen Cooper, membro da equipe Torchwood, da série inglesa homônima
Gwen Cooper: esperta, leal, mas ainda
com muito a descobrir
- O que aconteceu com a base (e os pacientes) depois que Torchwood é completamente destruído na temporada seguinte?

Eis uma boa pergunta que nunca teve resposta, ao menos até agora, uma vez que ainda não há certeza de uma quinta temporada. O fato é que eles foram totalmente desconsiderados da trama.

- Qual o erro real de Gwen?

Será que a verdade realmente machuca quando não é o que esperamos. Será que a mãe de Jonah estava certa de que nenhum outro familiar deveria ser levado lá para descobrir a verdade? Eis a questão, nem todo mundo reage da mesma maneira, talvez outros aceitassem mais facilmente a verdade e realmente ajudassem os que lá vivessem. O que não deve ter sido o caso da mãe de Jonah, que muito provavelmente nunca mais dever ter pisado no estranho local.

TORCHWOOD
À DERIVA
Título original: Torchwood / Adrift (2x11)
Direção: Mark Everest
Roteiro: Chris Chibnall
Data de exibição: 19 de março de 2008 (nos Estados Unidos)

Observação - Guia da história

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...