Futari Ecchi | Iniciando uma vida sexual


Capa do anime Futari Ecchi
Makoto e Yura se casaram com 25 anos e tem uma coisa em comum: ambos são virgens (embora essa informação só seja revelada quando estão na lua de mel). Este OVA (abreviação de Original Video Animation, formato de animação que consiste de um ou mais episódios de anime lançados diretamente ao mercado de vídeo) foi distribuído em quatro episódios entre 2002 e 2004.

FUTARI ECCHI é baseado em um mangá ainda em publicação no Japão (também no Brasil) de mesmo nome de autoria de Katsu Aki.

A história gira em torno da vida amorosa dos protagonistas, onde a estratégia é simplesmente mostrar como eles iniciam e, posteriormente, inovam na cama ou onde quer que seja.

Esta Observação tenta ir além e mostrar o desenvolvimento deste anime e abordar um pouco das obras 'ecchi' e 'hentai'.

A ANIMAÇÃO

Como dito acima, o anime é dividido em duas temporadas, tendo cada uma delas dois episódios.

Na primeira (Lição 1 – Um pervertido/Dois pervertidos e Lição 2 – Kiss Kiss Kiss), somos apresentados a Makoto e Yura, um jovem casal que se conheceu em um encontro de casais, namoraram e chegaram ao tão sonhado casamento. As primeiras relações sexuais entre eles são recheadas de situações embaraçosas e cômicas, tais como:

Cena do anime Futari Ecchi
Makoto e Yura em sua primeira vez
- Makoto surpreende Yura vendo um de seus filmes pornôs que ela encontra em uma caixa;
- Dificuldades da primeira vez, onde após finalmente conseguirem se ajeitar e ela começar a se liberar, ele tem uma ejaculação precoce;
- Makoto é visto como intranquilo sexualmente e Yura, tímida e recatada;
- Yura começa a se soltar com a ajuda da irmã (que também dá umas dicas para Makoto) e suas amigas.

Na segunda, os dois episódios são distintos e baseados em fantasias eróticas. No episódio 1, Amores brancos, Makoto e Yura são convidados pelos vizinhos Mika e Takeshi Yabuki, que são casados há muito tempo mas estão há um ano sem fazer sexo, para uma viagem que ganharam para quatro pessoas. Junto com eles vai Oomiya Kyouko, prima de Makoto, que persegue o casal com a desculpa de que foi pedido para ficasse junto com eles para ajudá-los a engravidar.

No episódio 2, Yura em trajes, a jovem começa a trabalhar em uma lanchonete, onde tem usar um vestido curto, e causa ciumeira em Makoto.

ECCHI E HENTAI NA CULTURA JAPONESA

A palavra ‘ecchi’ é um termo japonês para referir-se a fantasias eróticas e insinuações sexuais. Tem origem na palavra grega Eros (usada para designar o deus grego do amor) e é usado, principalmente, para designar animes, mangás e jogos que tem a sensualidade como tema principal, em contraste com o termo ‘hentai’, usado para aqueles que apresentam sexo explícito.
Personagens do anime Agent Aika
Agent Aika, exemplo do anime ecchi

Em muitas dessas obras ‘ecchi’ também é possível encontrar ‘fan service’, termo que faz referência a elementos supérfluos à história principal, mas incluídos para divertir, entreter ou atrair a audiência. Muitas vezes incluem situações de forte conotação sexual ou erótica, caso de Agent Aika, onde as personagens femininas mostram a calcinha em diversos momentos sem agregar nada a história.

Já hentai significa metamorfose, pornografia ou perversão sexual, embora originalmente não seja usado para definir a atividade sexual normal.

Importante destacar a diferença entre os dois termos, embora ambos recebam a designação de proibido para menores.

Futari Ecchi, apesar de seu nome ligá-lo apenas a sensualidade, a história em si vai muito além. Não há nenhuma cena de sexo explícito, mas muitas mostram claramente o casal protagonista (ou alguns coadjuvantes) durante o ato. Logo é possível afirmar que o anime estaria em uma categoria entre o ‘ecchi’ e o ‘hentai’, por possuir elementos das duas categorias.

OBJETIVO DA OBRA

Yura, de Futari Ecchi, em desenho promocional
A principal ideia por traz do anime é ser uma espécie de ‘manual do amor’, subtítulo inclusive utilizado em alguns países onde a obra, ou o mangá, é lançado.

O anime, por ser mais curto, fica preso ao período inicial do relacionamento do casal, sendo que a segunda temporada avança um pouco e começa a mostrar parte de suas fantasias sexuais.

Nos quadrinhos, os protagonistas (e também os coadjuvantes) vão além em suas experimentações. E com isso, a obra acaba virando uma espécie de Kama Sutra de seu segmento, fato este que tem atraído diversos leitores e espectadores. Recentemente, Futari Ecchi também gerou dois filmes: Eiga-ban: Futari ecchi e Eiga-ban: Futari ecchi – sekando kissu.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não há muita história de fato, depois da primeira relação sexual de Makoto e Yura o que pesa mesmo são as situações cômicas e/ou sexuais em que eles se envolvem. Tanto que a qualidade do anime cai na segunda temporada, quando a única novidade fica por isso mesmo.

Um coadjuvante de luxo que merece ser lembrado, pelas cenas brilhantes que participa, é a irmã de Yura, Rika, que é sua antítese em termos de liberação sexual.

Cena do anime Futari Ecchi
Rika nua, usando apenas um avental, servindo como escrava
sexual do namorado
Enquanto a protagonista é bastante tímida e demora a se permitir algumas situações, a irmã é totalmente libertária. Capítulo a parte é quando seu namorado a pede para ir a sua casa com seus pais viajando e lá a faz de escrava sexual utilizando um presente que ela lhe deu no Natal: Bilhete escravo do amor por 1 dia. Ou mesmo quando faz sexo no banheiro masculino durante o casamento da irmã.

O anime brinca com as vontades sexuais normais de namorados e casais ao mesmo tempo em que diverte sem banalizar o tema, ainda que algumas pessoas possam considerá-lo pesado por não poupar em exibir seios, bundas e relações sexuais (que embora não sejam explícitas ficam muito claras pelos movimentos dos corpos e pelos gemidos).

FUTARI ECCHI
Estúdio: Chaos Project
Episódios: 4 (aproximadamente, 28 minutos cada)
Ano de lançamento: 2002 a 2004
Direção: Hiroshi Ishiodori e Yuji Moriyama
Baseado no mangá original de Katsu Aki (iniciado em 1997 e ainda em publicação no Japão)

6 comentários:

  1. Resenha maravilhosa como sempre. Só vou fazer uma colocação; Futari Ecchi é uma obra famosa mundialmente , seu mangá tem mais de 60 volumes e tem até dois filmes. A obra superou o gênero Ecchi ( que é maldoso por muitas vezes) se tornando uma obra educativa, pois ela trata de modo fácil e objetivo sobre um tema complicado que é o Sexo. Ela se tornou mundialmente famosa como " Manual do Amor" ( apensar de não concordar com algumas orientações) utilizando muitas vezes de pesquisas e dados estatísticos para abordar os temas , e ensinando o modo mais seguro e interessante de se aproveitar a melhor coisa do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo, Fabio, muito obrigado por mais esta observação. Enquanto escrevia o texto fiquei bastante curioso em relação ao mangá, acho que vou pegar qualquer dia para ler. E também os filmes. Abraços e continue por aqui!

      Excluir
  2. Futari Ecchi tem um filme né? Deve ser, no mínimo, curioso. Minha personagem favorita é a irmã da Yura. Ela como escrava sexual dei muita risada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na falta de um, tem dois e mais uma novelinha de curta duração...rs. Confesso que tive uma queda muito grande pela irmã da cidadã, ela realmente sabe seduzir, e a cena do escravo do amor por um dia é impagável. Abraço!

      Excluir
  3. Olá pessoal, assisti ao anime e gostei muito mesmo para mim o melhor do gênero, ainda não assisti ao filme nem li o mangá, onde posso encontrar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é o melhor do gênero! Não li o mangá também, mas ele é fácil de encontrar em lojas online de quadrinhos. Cito aqui a Comix e a Rika.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...